A utilização da Internet é um meio ideal para repositório de conteúdos de ensino. A grande maioria das Universidades possibilitam aos seus alunos um conjunto de material, incluindo textos, imagens e links para fontes adicionais de conhecimentos, onde os estudantes podem aceder a esses mesmos conteúdos e estudarem por eles próprios, desenvolvendo desta forma competências individuais e do grupo onde estão inseridos.
Os estudantes podem desta forma aceder aos conteúdos e estudar por eles próprios em qualquer sitio com acesso á Internet e permitir-lhe no caso de duvida utilização do email para tirar duvidas e resolver problemas com os seus tutores.
Inicialmente estes sistemas ou websites eram apenas meros repositórios de conteúdos de texto, ou sebentas de apoio as aulas, que serviam para o aluno aceder, ler e aprender.
Recentemente, este tipo de aplicações estão em mutação, muitos destes sistemas possibilitam agora aos tutores por exemplo incluir notas, avisos, apresentações, etc.
Estas aplicações estão a tornar-se cada vez mais sofisticadas. Um número elevado de soluções comerciais emergiram de forma a ajudar os tutores a leccionar os cursos e a disponibilizarem materiais online. A sua gestão bem como o acesso e os registos são providenciados por essas aplicações. Como exemplos disso temos a Web Course Tools que permite a criaçao de Learning Managing Systems (LMS) e Virtual Learning Environments (VLE) como é o caso da WebCT (www.webct.com), a Blackboard (www.blackboard.com), entre outras. Estes sistemas permitem aos estudantes o acesso a conteúdos restritos só disponíveis aos aderentes, onde estes são encorajados a utilizar o recurso e a participarem nas actividades de aprendizagem online.
Outro tipo de aplicações surgiram explorando o open source e as facilidades do LMS e VLE sistemas como Sakai (http://sakaiproject.org/) e Moodle (www.moodle.org). Os Sistemas LMS e VLE estão cada vez mais a ser utilizados pela grande maioria das universidades Portuguesas, Estes sistemas oferecem um conjunto de módulos de software que permitem aos tutores criarem cursos on-line. Estes ambientes integrados de aprendizagem traduzem aos alunos e professores uma nova forma de comunicar, aprender e trocar conhecimentos.
terça-feira, 29 de janeiro de 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário