Tal como a revolução industrial redefiniu a agricultura enquanto actividade na sua forma mais tradicional, as Tecnologias de Informação e Comunicação vieram redefinir a própria indústria, propondo novas formas de organização que se encontram ainda em evolução e que actualmente se designam por Sociedade do Conhecimento. Em consequência, estas transformações também irão modificar o processo de ensino e aprendizagem.
O ensino tradicional dará lugar a um novo tipo de ensino onde é necessário repensar os espaços físicos e a forma com se ensina e de disponibiliza a informação.
O panorama actual das instituições de Ensino Superior passa por uma forte adesão e dinamização dos ambientes virtuais para melhorar a qualidade do ensino e aprendizagem.
Torna-se então necessário analisar as consequências que estes Ambientes Virtuais de aprendizagem trazem para o ensino superior, na sua vertente mais tradicional: o ensino presencial.
A definição da área de estudo e da questão de investigação deste projecto, é pois o resultado do interesse e de um conjunto de experiências vividas para um maior entendimento da problemática subjacente aos Ambientes Virtuais ao serviço do Ensino Superior.Identifica-se como problema de investigação a falta de um referencial que permita conduzir as instituições de Ensino Superior na aplicação de Ambientes Virtuais de ensino e na sua necessária remodelação dos espaços físicos de ensino.
terça-feira, 29 de janeiro de 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário