Como é que os espaços de aprendizagem podem trazer estudantes, e facilitar o processo de ensino?
A construção de um campus ou de um edifício deve ser pensado de acordo com os espaços sociais de aprendizagem, providenciando o bem-estar a flexibilidade o conforto e o suporte tecnológico. Tal como diz Wiliam M. Michell (Michell,2003) se tiver wirless numa arvore, não necessito de estar na sala de aula. Os espaços exteriores, cafés, residências e halls todos necessitam de ser repensados de forma a pensar de como poderão dar suporte á aprendizagem.
O crescimento rápido da tecnologia, o aparecimento vulgarizado dos laptops, PCs portáteis / tablet PCs, com ligações Wireless, significa que cada vez mais é importante repensar os espaços de forma a permitir estas evoluções, de uma forma rápida e cómoda.
Os estudantes de hoje satisfazem a sua enorme curiosidade por si próprios, desta forma, as salas de aula ou estúdios de aprendizagem devem permitir que todo o trabalho que seja nele realizado deva ser feito de forma pública, onde todos os estudantes tenham acesso ao trabalho uns dos outros. Potenciando desta forma o debate de ideias e a partilha de informação e o trabalho em equipa.
Por isso é importante que se analise a forma como estes aprendem, a forma como estes gostam de aprender e a como resolvem problemas. Num mundo em constante evolução onde estamos sozinhos numa imensidão complexa de informação onde temos de pensar, agir, inferir e decidir rapidamente, se falharmos temos de tentar novamente e novamente de forma contínua onde a tomada de decisões de forma contínua em condições de incerteza é uma realidade.
Os nossos alunos tem de estar preparados para dar resposta a este tipo de organizações onde a partilha da informação o acesso rápido á informação e o tratamento dessa mesma informação seja um processo simples e para o qual eles estão preparados, portanto é importante que estas praticas sejam empregues no ambiente académico e na forma como estes aprendem.
As tecnologias de comunicação e informação mudarão o modo como fazíamos as coisas e como vivemos no nosso dia-a-dia. Será muito difícil encontrar uma área onde as tecnologias de informação e comunicação não estejam presentes. Qualquer processo de análise, investigação e disseminação de conhecimento passa inevitavelmente pala adopção de tecnologias de informação. Recuperar informação torna-se a função principal das TI, os estudantes consideram a Internet não uma biblioteca mas sim um universo de informação dos quais fazem parte. Logicamente isso acarreta impactos na forma como os espaços de ensino e aprendizagem devem ser repensados e desenhados. A tecnologia fornece capacidades únicas de aprendizagem ela altera os espaços de ensino e aprendizagem.
Segundo vários autores um campus universitário, corresponde a área onde a universidade está fisicamente instalada, mas como já fizemos referência os espaços de aprendizagem do futuro, podem ser encontrados em espaços culturais, centros comerciais, espaços de trabalho, entre outros, tirando partido da tecnologia.
“The Learning Spaces of the future will be found in workplaces, shopping centers, cultural venues and so on, taking advantage of advances in ICT” … (Harrison and Dugdale, 2004).
Os edifícios universitários são desta forma importantes uma vez que o ser humano de uma forma geral tem em mente que a universidade é um local importante, onde se aprende se ensina (seja ensino profissional, técnico, ou cientifico), onde se pesquisa, e onde se prestam serviços á sociedade. Desta forma as universidades não podem ser vistas como edifícios independentes mas sim como alavanca para o desenvolvimento de uma região de uma sociedade.
As sociedades avançadas instalaram processos estruturados de transformação que nos forçam a encarar a inovação como a única resposta para sobreviver economicamente no quadro de uma concorrência forte e alargada (João Carraça, COTEC Portugal, 2004). Desta forma é fundamental que as universidades acompanhem estas inovações onde o ensino tradicional dará lugar a um novo tipo de ensino onde é necessário repensar os espaços físicos e a forma como se ensina.
- Desafiar o tradicional repensando novos espaços de aprendizagem.
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